A fissura labiopalatina, também conhecida como lábio leporino, é uma malformação congênita que ocorre quando há uma abertura no lábio e/ou no palato (céu da boca) de um bebê durante o desenvolvimento no útero da mãe. Isso acontece porque os tecidos que formam o lábio e o palato não se fundem completamente. Essa condição pode afetar um ou ambos os lados do lábio, bem como o palato.
A fissura labiopalatina não é tão rara quanto se pensa. Ela ocorre em cerca de um em cada 700 nascimentos no mundo. No Brasil, a prevalência é um pouco mais alta, com aproximadamente um caso a cada 650 nascimentos. Essa condição pode afetar pessoas de todas as origens étnicas e sociais.
Tipos de Fissura Labiopalatina
Existem diferentes tipos de fissura labiopalatina, que podem variar em termos de extensão e localização. Os principais tipos são:
- Fissura Labial: Afeta o lábio superior e pode ocorrer no lado direito, esquerdo ou em ambos.
- Fissura Palatina: Afeta o céu da boca (palato) e pode ser subdividida em fissura palatina anterior (na parte da frente) e fissura palatina posterior (na parte de trás).
- Fissura Labiopalatina Completa: Quando a fissura envolve tanto o lábio quanto o palato.
Esta animação de uma faculdade de odontologia do Canadá, mostra a formação do bebê nas primeiras semanas e onde está a falha que faz com que a fissura ocorra:
Neste outro vídeo, fala um pouco sobre o tratamento da fissura:
E neste, uma palestra muito detalhada sobre o tratamento com ênfase na parte odontológica: